segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O mundo mágico dos insetos{Insecta}

Os insetos são animais invertebrados e fazem parte do filo Artropoda, compõem uma das maiores classes de animais invertebrados. A variedade de características desses animais é tão grande que se tornou necessário dividi-los em várias ordens. Compreendem o mais numeroso grupo de animais. Existem mais de 800.000 mil espécies conhecidas. Nesta classe encontra-se uma grande irradiação adaptativa, o que proporcionou a estes animais o sucesso de sobrevivência. Estes, possuem uma importância econômica e ecológica muito grande, muitas flores dependem dos insetos polinizadores para sua reprodução, muitos insetos são vetores de doenças e pragas na agricultura.
Os insetos são divididos entre as seguintes ordens( um dos critérios usados para a classificação dos insetos é o número e a forma das asas). Thysanura; Odonata; Phthiraptera; Orthoptera; Blattodea; Phasmida; Isoptera; Dermaptera; Hemiptera; Coleoptera; Lepidoptera; Diptera; Siphonaptera;  Hymenoptera


Embora a aparência dos insetos seja muito variada, seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Possuem 3 pares de pernas, um ou dois pares de asas, um par de antenas e um par de olhos compostos. São hipognatos (peças bucais dirigidas para baixo), algumas espécies predadoras possuem as peças dirigidas para frente, e os hemípteros e homópteros (sugadores) possuem as peças voltadas para trás.
O tórax é dividido em protórax, mesotórax e metatórax. Cada segmento possui um par de pernas.

 Muitos insetos possuem asas e esta é uma característica marcante e muito importante na adaptação destes animais. Algumas espécies possuem asas em apenas curtos períodos do clico de vida.
 Os insetos comunicam entre si através de sinais químicos, táteis e visuais. Os ferormônios são muito conhecidos por essa comunicação química. As formigas deixam sinais químicos no solo como marcadores do caminho, por exemplo. E a luz emitida pelos vagalumes tem função de atração sexual e a produção de som pelas cigarras, gafanhotos e grilos também.
 A importância ecológica dos insetos é notável. Cerca de dois terços das plantas fanerógamas plantas que possuem flores, dependem dos insetos, sobretudo abelhas, vespas, borboletas, mariposas e moscas, para a sua polinização. Também são importantes para a espécie humana. Mosquitos, piolho, pulgas e percevejos, entre outros, são hematófagos e podem parasitar diretamente o homem. 
Abelhas são muito importantes no processo de reprodução sexuada dos vegetais
Um filme infantil que pode explicar o mundo mágico de alguns insetos é o filme "Vida de Inseto" 
 que passa em torno de um colônia de formigas que coleta comida durante a primavera e o verão para estocar para o inverno, tendo ainda que dar uma parte para os gafanhotos. Flik, uma formiga atrapalhada, derruba todo o suprimento que eles haviam juntado. Quando os gafanhotos vêm buscar a comida, ficam enfurecidos e ameaçam matar as formigas se elas não juntarem mais mantimentos. Flik sai em uma aventura à procura de heróis que ajudem sua colônia e encontra um grupo de insetos circenses que, graças a um mal entendido, aceita dar uma força para as formigas. Feito em computação gráfica pelo estúdio Pixar.
http://www.youtube.com/watch?v=lM4ANN8dIt4 {link de um trecho do filme}


Os insetos vivem espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos. 
A ciência que estuda os insetos é a Entomologia.







Termino aqui esta postagem que fala do fascinante mundo dos insetos, que aprendi um pouco na matéria de Zoologia dos Invertebrados II neste período(4º) do curso de Ciências Biológicas- IFTM Campus Uberaba

Paixão pelos Pandas{Ailuropoda melanoleuca}

Começo minha segunda postagem falando de uma de minhas paixões que um dia sonho poder conhecer. Os pandas!!
Bom, como todos já sabem esta epécie de mamífero esta em extinção principalmente, pela baixa taxa de natalidade, caça indiscriminada (no passado) e pela destruição das florestas onde vivem. A reprodução em cativeiro ocorre em diversos zoológicos e centros de pesquisa animal espalhados pelo mundo. São considerados um tesouro nacional na China. Há dez anos, o país tinha 1,6 mil pandas.


  Minha paixão, e acredito também ter despertado em várias pessoas esse fascínio, é o fato de os pandas serem ursos tranquilos. Muito dóceis e só atacam um humano se sentirem muito ameaçados ou se estiver muito zangado com o mesmo. Vivem até 12 anos. Apesar de serem carnívoros, alimentam-se principalmente de folhas e brotos de bambu. Comem também alguns insetos e ovos como fontes de proteína. Como não apaixonar por um animal lindo assim?
 Desde bem novinha, meu grande sonho era ser veterinária para um dia poder salvar e ajudar todos os animais do mundo. Bom, a novinha hoje ainda sonha em ser uma veterinária, mas após terminar o curso de Biologia, pois uma Bióloga veterinária poderá ajudar à muitos animais, não todos do mundo, mas os que estiverem ao meu alcance. E este fascínio pelos pandas começou desde cedo, tal interesse em saber como vivem, onde vivem, o porque estão em extinção e várias coisas que apenas os amantes de animais e principalmente de pandas consegem entender.
  O panda vermelho!
Cientistas podem explicar muitas coisas por meio do estudo dos genes, que são responsáveis por características dos animais como a cor do pelo, dos olhos e o tamanho do corpo. Muitos especialistas acreditam que os pandas gigantes e ursos possuem genes similares. Já outros acham que pandas vermelhos e gigantes têm uma relação tão próxima que deveriam ter uma família própria, "a família dos pandas".





 O panda Bao Bao, que morava no Zoológico de Berlim, Alemanha desde 1980 morreu no dia 22 de agosto aos 34 anos de idade. Bao Bao era o mais velho panda macho do mundo. Ele nasceu na China em 1978 e chegou à Alemanha em 5 de novembro de 1980, ao lado da fêmea Tien Tien, que morreu em 1984. Nos últimos meses, funcionários vinham percebendo que a saúde do panda andava debilitada. O corpo de Bao Bao será autopsiado para que se descubra a causa de morte.
O biólogo Heiner Klös escreveu no site do zoológico da capital alemã que "todos estão tristes" pela perda de uma das mais "marcantes personalidades animais" do parque.{fonte: site Ultimo segundo -ciência}

P.S.: Nos estudos de Ecologia que obtive no 3º período do curso de Ciências Biólogicas, abordamos a adaptação e a climatação de alguns animais, tais como mamíferos e demais animais que fazem parte desse contexto.
Encerro aqui minha postagem que fala um pouco desta paixão e um grande sonho poder um dia estar junto à eles pesquisando e estudando a vida destes animas maravilhosos.




Estudos e vida social!

Como ser biólogo e ter uma vida social digamos que "normal"? Isto apenas nada mais é que prazeroso e simples, pois uma pessoa que estuda a vida tem a todo o tempo seu material as mãos, conteúdo rico em aprendizagem. Mas não pensemos que só assim se estuda a Biologia, pois os laboratórios são uma porta aberta para descobrirmos o que nas atividades em campo não conseguimos desvendar.
Como sair de casa apenas para um passeio casual e não observar aquela árvore, de que família ela pertence, que inseto é, qual sua classe pertencente, qual especie é aquela ave, mamífero, serpente? E por ai vai. Mas não pense que é só maravilhas no caminho, estresses e dificuldades encontradas nessa jornada são bem vindas, pois nos dão mais forças para continuar.
Bom, ter uma vida social e estudar Biologia é tão prazeroso quanto ir em uma praia e mergulhar.
Querer estar sempre perto do que te faz bem, te faz feliz...Respirar ar puro, ouvir os pássaros cantando no amanhecer e entardecer do dia, sobretudo se torna além de um prazer estudar a vida em geral, uma satisfação gigantesca. Sem contar que o que te propor ciona à tudo isso nada mais é que a própria "mãe natureza"!

                                                 
Amar a vida e a natureza, simples assim!

Encerro aqui minha primeira postagem, falando um pouco, apenas o mínimo do que pode ser a vida de estudante de Ciências Biológicas!